sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saídas deles

Leila - "Kica, gosto tanto dos teus caracóis!"
Kica - "Foi a minha mãe e o meu pai que me deram!"

Patrícia - Podíamos fazer um projecto sobre o planeta
Pedro M. - Sim, Marta, eu tenho lá em casa um blogo e posso trazer para o projecto!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Descobertas matemáticas

E se a escrita está emergente, o mesmo se pode dizer da Matemática. Hoje quando olhei para o quadro a Margarida tinha feito isto:


... em vez de desenhos ou outras explorações que eles já tinha feito neste quadro multifacetado, foi a vez de dar lugar à Matemática. Não está fantástico?

P.S. - Repararam nas subtracções? E na estratégia das bolinhas para fazer contas? Devo confessar estou muito orgulhosa. É caso para dizer "Educadora babada!"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Experiências na sala

Hoje o pai da Joana veio à nossa sala fazer algumas experiências connosco e nós adorámos. Foi mesmo divertido ver alguns fenómenos acontecerem e tentar perceber o porquê.




Entre electricidade estática, pressão do ar quente vs ar frio, ilusão de óptica, e o efeito corrosivo dos ácidos, aprendemos de tudo um pouco! As imagens falam por si!

Obrigada Samuel!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Matemática

Na nossa sala gostamos de aproveitar todas as situações para trabalhar a matemática. A visita de estudo ao quartel dos bombeiros não foi excepção! Quisemos saber quantos meninos tinham ido nesta visita. Contámos os meninos da nossa sala e depois os meninos da sala da Vera. Tivemos de os desenhar para conseguirmos chegar ao total de meninos. Foi a maneira que eles descobriram para representar matematicamente estes cálculos.
Em seguida quisemos saber quantas meninas e quantos meninos e resolvemos então representar com bolinhas. as conclusões que foram surgindo, foram deliciosas. Percebemos que se soubéssemos o número total de meninos e número de meninas, conseguíamos descobrir quantos meninos foram. Foi mesmo uma tarde divertida de descobertas matemáticas. Os matemáticos de serviço foram o Rodrigo V. , o David, a Inês e a Joana. Amanhã vão comunicar todas estas descobertas ao restante grupo.
(Clicar na imagem para aumentar)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Bombeiros

Fomos ao quartel dos bombeiros de Alvalade e adorámos! E assim surgiu um mini-projecto sobre esta profissão e os meios de emergência. Vamos agora estudar o que fazer em caso de emergência!




sábado, 24 de janeiro de 2009

Trabalho de texto

Hoje fizemos trabalho de texto:


...e reparem bem na atenção e na concentração destes meninos. Estão uns crescidos!!!