quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Primeiras leituras

Inicialmente, o livro, é para qualquer criança, um brinquedo que desperta interesse. Na nossa sala as crianças podem agarrar, sentir as suas texturas, explorar os sons sempre que quiserem. Temos o cuidado de ter livros adequados às suas idades: cartonados ou de tecido são as melhores opções.

Algumas vezes eles exploram os livros sozinhos ou em grande interacção, outras vezes o livro chega até cada criança pelas mãos do adulto, que lhe lê uma história... coloca questões e ajuda a fazer descobertas.


O hábito de leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. É por isso que na nossa sala damos tanto valor aos livros. Há tantos livros, como brinquedos ou outros materiais exploratórios. E a cada dia que passa observamos como eles já viram as páginas com maior facilidade, se prendem a cada imagem e comentam o que vêem.


Por tudo isto concordamos com o autor Bamberger que afirma: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida fora.”

Eu como fã acérrima do livro infantil, tenho mesmo aqui ao lado um blog sobre livros, com algumas sugestões e recomendações.

Visitem... espero que gostem: Pequenos Leitores

6 comentários:

  1. Que beleza!!! quase que entram pelos livros dentro para os viver melhor!

    ResponderEliminar
  2. Primeiras e bem especiais estas leituras e estes momentos partilhados e verdadeiramente felizes... que sorte têm estes bebés bons!!!!

    ResponderEliminar
  3. É tão bom! Que delícia vê-los assim nessa interação com os livros, com as mãos tão pequeninas e os olhinhos curiosos.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, ainda ontem quando deixamos a C. estava a Dora a contar uma história e ela ficou muito sentadinha a ouvir a história. Nós ficamos uns momentos a vê-la e a apreciar o momento, mas ela viu-nos acenou um adeus como que a dizer.... estou a ouvir uma história, podem ir-se embora... e saímos com um sorriso no lábio.

    ResponderEliminar
  5. Isso, e que realmente é possível criar gosto de leitura em crianças tão pequenas!!! Que bom que partilhamos este gosto!!!

    ResponderEliminar