sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Há muitos mundos no mundo"

Um livro especial sobre os direitos da Criança, da autora Catarina Tomás. Leitura recomendada para todos os profissionais de educação!


(...) «espera-se delas que se comportem como crianças mas são criticadas pelas suas infantilidades; é suposto que brinquem absorvidamente quando se lhes diz para brincar, mas não se compreende porque não pensam em parar de brincar quando se lhes diz para parar; espera-se que sejam dependentes quando os adultos preferem a independência, mas deseja-se que tenham um comportamento autónomo; deseja-se que pensem por si próprias, mas são criticadas pelas suas ‘soluções’ originais para os problemas» (1985 cit. in Sarmento e Pinto, 1997: 13).
As crianças foram, e continuam a ser, consideradas pela sua negatividade constituinte (Sarmento, 2004b) e não como actores sociais. (...) Torna-se necessário desconstruir criticamente a ideia de infância como categoria homogénea e discutir o próprio processo de construção de imagens e representações associadas à infância e às crianças, porque ele é, em si mesmo, um processo socialmente construído.
O desafio da investigação que aqui se apresenta começou a partir de algumas interrogações: que pensam as crianças do mundo e dos adultos? Como vêem a sua acção nesse mundo? Que imagens e concepções têm dos seus direitos, de si próprias e dos outros, também crianças, no contexto e no processo de trocas culturais e simbólicas? Esta investigação sociológica foi organizada em três dimensões centrais: a globalização, a infância e os direitos da criança. (...) [da Introdução]

Sem comentários:

Enviar um comentário