sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ainda o Outono

Depois de brincarem com as folhas, as crianças foram descobrir as cores do Outono, através da exploração de vários materiais de expressão plástica:

Estampagem com esponjas

Pintura com esponjas

Pintura com pincéis


E no final, bonitas colagens com mais folhas de Outono!

O resultado ficou maravilhoso e todos poderão ver estas belas obras de arte pelas paredes da nossa sala!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Outono chegou tarde...

... mas chegou em pleno à nossa sala!

Sentimos as texturas das folhas que a Susete carinhosamente apanhou no Jardim do Campo Grande. Sentimos o cheiro do Outono e das folhas secas. Ouvimos o som das folhas a partir e partilhámos este momento com alguns meninos da sala da Vera. Foi tão bom!!!

Cada um, de sua maneira especial e delicada explorou este bocadinho de Outono que entrou sorrateiramente na nossa sala e fez uma grande festa. Foi uma experiência fantástica!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Actividades que desenvolvemos em sala

Entre muitas actividades que realizamos em sala a Expressão Plástica é uma das mais privilegiadas. Não só porque todos gostamos de ver um produto final - uma obra de arte, mas também porque a Expressão Plástica promove a experimentação de várias técnicas, o toque de várias texturas e diferentes sensações. Aqui ficam alguns exemplos!!!

Estampagem das mãos - uma recordação fantástica. E o que eles se riem com as cócegas do pincel a passar-lhe nas mãos. Há quem não ache graça nenhuma! Cada um com a sua reacção, e que delícia é vê-los!

Pintura com pincel em espuma dentro de limites. Aqui estávamos a fazer o nosso mapa de aniversários. Está lindo! Deu imensa cor e vida (ainda mais) à nossa sala!

Digitinta: tocar na tinta fria e sentir mil e uma sensações. Todas as vezes são proporcionadas diferentes descobertas!!!


Desenhar... simplesmente pegar num lápis de cera bem grosso e adequado às suas pequenas mãozinhas, e fazer estes primeiros riscos e arabiscos tão engraçados!


Rasgagem de diferentes tipos de papel que depois são colados em folhas enormes que ilustram esta divertida e fantástica actividade!!!

E é assim que os nossos dias se enchem de cor e magia... com actividades diversificadas e cheias de intencionalidades educativas que fazem as nossas crianças crescer num ambiente estimulante e muito feliz!!!