quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A nossa sala

Todos os anos, no início do ano, organizamos juntos a nossa sala. Pensamos que instrumentos precisamos para nos apoiar no dia-a-dia. Percebemos que materiais existem nas diferentes áreas e o que podemos fazer com eles. 

A nossa sala está dividida em sete áreas básicas: a área da expressão plástica onde temos um cavalete com pinturas, plasticina para fazer modelagem, diferentes materiais para desenho, material de desperdício, tesouras, colas, etc. Aqui criamos sem limites... 


Na nossa sala temos também uma área de faz-de-conta. Nesta área para além de uma cozinha, uma arca de trapalhadas, temos um fantocheiro, utensílios de médico, bebés, carrinhos e garagens. É através de todos estes materiais que damos asas à imaginação. Aqui somos mães, pediatras, mecânicos, cowboys...  



Depois temos um laboratório de matemática e ciências. É aqui que medimos, pesamos, vemos à lupa, descobrimos insetos, exploramos conchas, pedras, bolotas, folhas e tudo mais o que possa aparecer. É também aqui que fazemos jogos de dupla entrada, dominós e puzzles. É aqui que exploramos os blocos lógicos e o material cuisenaire. 



Mesmo ali do outro lado temos a  oficina da escrita, cheia de ficheiros de palavras, com um computador onde se podem escrever palavras, letras móveis, canetas e blocos, temos faturas, cartas, envelopes com os quais podemos aprender para que serve a escrita.


E juntinho a esta temos a biblioteca... um cantinho com sofás e almofadas, uma estante cheia de livros para todos os gostos... e ainda os nossos projetos já feitos e outras histórias construídas por nós. 


Na outra ponta da sala temos uma área de construções com legos, pedaços de madeira onde as possibilidades são inúmeras e a imaginação não pára. 


No centro de tudo temos a área polivalente... aquela onde tudo acontece, onde nos tornamos comuns, onde nos sentamos de manhã para conversar sobre as nossas vivências, onde partilhamos novidades, onde combinamos o que vamos fazer, onde conversamos sobre o que correu menos bem,  onde recebemos convidados, onde planeamos, avaliamos e crescemos em conjunto. 

Assim é a nossa sala! 

1 comentário: