quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Projeto do Chocolate

A proposta veio num dia de manhã. Na reunião, o Lourenço partilhou com o grupo um livro sobre o ciclo do chocolate. Perguntei-lhes se sabiam de onde vinha o chocolate. As respostas foram as mais variadas. "O chocolate vem das vacas castanhas." , "O chocolate vem dos gelados... Não, não, vem do leite!" "Eu acho que vem dos cereais!" ou "Eu acho que vem de uma máquina!" Depois de todos debaterem o que pensavam saber, decidimos ir pesquisar em livros, em projetos anteriores e na internet de onde vinha, afinal, o chocolate. 


Descobrimos logo de início que o chocolate vem de um fruto, chamado cacau. Nunca tínhamos visto nenhum cacau e então lançamo-nos em busca de um. Pedimos ajuda a toda a gente: famílias, amigos e comunidade. Foi mesmo aqui, na nossa escola, que encontrámos solução. A Ester, que é auxiliar da sala da Xana, pediu aos seus familiares em S. Tomé, que enviassem um cacau para cá. E foi assim que convidámos a Ester a vir à nossa sala falar sobre o cacau. 


A Ester cortou o cacau, ajudou a tirar as sementes e disse-nos que podíamos chupar as sementes, que são bastante docinhas. Depois disse-nos que teríamos de pôr as sementes a secar e só depois de secas é que estas servem para fazer chocolate. 




Ao longo do projeto fomos fazendo mais descobertas que trazíamos ao grande grupo. Estas pequenas partilhas são imprescindíveis para que todo o grupo se vá apropriando dos conhecimentos que vamos adquirindo e, ao mesmo tempo, se promova o interesse no tópico abordado.  

Entretanto o dia da comunicação chegou. A sala da Mariana foi convidada a vir assistir. O grupo do projeto estava cheio de vontade de partilhar as suas descobertas.


A Sofia apoiou os amigos ao partilhar com a plateia algumas sementes de cacau que comprou com a mãe. Todos puderam cheirar e tocar nas sementes, tornando ainda mais real e interessante este projeto. 


No final, foram colocadas questões, e todos trocaram impressões. Este momento final foi mesmo importante , uma vez que todos aprenderam algo. As crianças da sala da Mariana lembraram o grupo do projeto que não se devem comer chocolates todos os dias porque fazem mal, estragam os dentes e podemos ficar mal dispostos. Esta validação social dos trabalhos e troca de conhecimentos é tão enriquecedora e importante quanto todo o percurso do projeto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário