segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição "Máquina do Tempo"

Esta semana visitámos a exposição "Máquina do Tempo".
Esta foi uma exposição que surgiu na sala da Vera, através da leitura do livro "Quando a mãe era paquena", mas que rapidamente envolveu toda a escola.


Como somos muito curiosos fizemos imensas perguntas sobre todos estes objetos e fizemos descobertas muito interessantes!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Partilhas maravilhosas

Esta semana, o Francisco, da sala da Mariana, veio oferecer à nossa sala um livro que já não lia!
O interesse por este material foi enorme e todos quiseram explorar o novo livro!
Mas o entusiasmo foi total quando o Francisco se ofereceu para vir animar o livro para o nosso grupo! Entre ilustrações, história e sons de animais, houve grande animação e muitas gargalhadas!


Muito obrigada Francisco por esta partilha maravilhosa. Realmente estamos mesmo a ficar muito crescidos!

Se quiserem saber mais sobre o que se anda a passar na sala da Mariana, vejam aqui: http://saladamariana.blogspot.pt/

terça-feira, 25 de março de 2014

Será que os bebés "nascem da barriga dos pais"?

Esta semana, voltámos a falar sobre gravidez para sintetizar tudo o que já tínhamos descoberto!

Juntos e com o contributo de todos, inclusive das famílias, conseguimos responder à afirmação inicial do David: "Eu nasci da barriga do papá!".

Com toda a informação que fomos recebendo montámos um painel! Depois, convidámos a sala da Vera, que também está a trabalhar o assunto, para vir assistir às nossas descobertas!

Tanto quem comunicou, como quem assistiu contribuiu para esta troca de conhecimentos, tão rica! Percebemos que afinal os bebés nascem da barriga das mães, que a barriga da mãe vai crescendo à medida que o bebé também vai crescendo e que podemos ver o bebé antes de ele nascer através de uma ecografia!


No final, o grupo da sala da Vera ainda nos comunicou algumas das descobertas que já foi fazendo sobre este assunto!


Que alegria é poder descobrir e partilhar experiências todos os dias!

Se quiserem saber mais sobre o que anda a acontecer na sala da Vera, vejam aqui: http://cresceremmovimento.blogspot.pt/

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai

Este ano o dia do pai foi marcado por grande partilha e cumplicidade entre pais e filhos! Estivemos a conhecer melhor as características uns dos outros!

O primeiro objetivo de cada dupla foi encontrar a sua pista!

Com a pista em seu poder, os pais deviam encontrar nos poemas espalhados pela sala, aquele que mais definia as suas características!

Assim que o encontrassem, em conjunto com os filhos, tinham de fazer um poemas com as características dos mais pequenos!



No final, ainda houve tempo para um lanche bem delicioso, para a entrega das prendas e, claro, para muitos beijinhos e miminhos!





O resultado final foi um conjunto de poemas muito engraçados sobre os pais e os filhos!
Obrigada a todos por terem vindo e às mães por terem sido nossas cúmplices durante todo este processo!

terça-feira, 18 de março de 2014

Pequenos cozinheiros

Este ano, para o lanche comemorativo do Dia do Pai resolvemos fazer biscoitos sem glúten e bolo de iogurte! Divididos em dois grupos fizemos duas grandes especialidades!






Depois de a massa estar preparada, as areias sem glúten e o bolo foram ao forno!

O resultado final foi este! Delicioso! Que grandes cozinheiros que temos nesta sala!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Barriguinha grande a descansar

Pois é, estou à espera de mais uma bebé. Desta vez é uma menina e irá chamar-se Madalena. A Madalena deve nascer lá para Maio, mas desta vez pregaram-me uma partida e tive de vir para casa mais cedo do que estava à espera. Assim, enquanto eu repouso e preparo o ninho para receber a doce Madalena, a Marta Reis - uma querida e maravilhosa educadora - irá substituir-me! Entretanto pedi-lhe que desse continuidade ao blog da sala, e que nos fosse presenteando com notícias maravilhosas sobre o que se anda a fazer na sala da Marta. 

Obrigada querida Marta por partilhares comigo este espaço de educação. Bom trabalho para todos! Eu por cá, vou descansar um bocadinho!


quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto do Caracóis

Este projeto sobre os caracóis surgiu a partir da visita das crianças da sala da Xana que nos vieram mostrar como é um caracolário. Desde aí começou o interesse sobre os caracóis. Após algumas pesquisas na biblioteca e muitas hipóteses levantadas chegámos às três perguntas finais. Deitámos mãos ao trabalho que culminou com esta fantástica comunicação à sala da Xana, pois claro!
 



                                        
Estamos especialistas em caracóis!!!