domingo, 28 de setembro de 2014

As primeiras descobertas com a escrita


- Marta, porque é que estão aqui tantos nomes com M, se só há duas Madalenas? - perguntou-me a Madalena A.
- Olha só há duas Madalenas, mas há mais nomes que começam por M, queres ver? Manuel, Matilde, Maria Lenor... 
- Não, não, não! Leonor não começa por M!!! 

E foi assim com um grande sorriso que percebi que eles estão mesmo crescidos, que o interesse pela escrita, pelas letras e por todo este mundo fantástico, é crescente. 

É hoje que olho para trás e penso que valeu a pena começar a escrever à frente deles desde bebés, que ainda bem que registei tudo o que eles me disseram e afixei nas paredes, que bom que foi ler-lhes tantas histórias, como foi importante termos ficheiros de palavras/imagens desde que eles tinham 1 ano, e como é enriquecedor perceber que o nosso mapa de presenças já lhes é tão familiar! A escrita na nossa sala existe desde sempre por isto!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

As culturas da infância cada vez mais enraizadas na nossa sala

Hoje de manhã chegamos à sala e tínhamos imensas novidades para contar. Estas partilhas que nos chegam da família são cada vez mais frequentes e enriquecem-nos tanto! Obrigada a todos por trazerem para a escola um pouco da cultura de cada criança!

Então esta manhã tínhamos...

... projeto sobre a alfarroba e bolinhos de alfarroba, ...


... uma comunicação sobre a visita ao palácio de Sintra, ...

... um projeto sobre o marmelo e marmelada para o lanche, ...


... um jogo com perguntas, respostas e curiosidades muito interessantes, ...

... uma mochila nova cheia de surpresas lá dentro...

... e ainda bolos sem glúten e ovo, para todos podermos comer!

Com todas estas partilhas, o nosso dia foi bem mais divertido e o nosso lanche super saboroso!




Gostamos mesmo muito! Obrigada a todos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Hoje foi dia de provar romãs!

Este fim-de-semana, a Maria Leonor foi à sua quinta em Santarém. Como apanhou muitas romãs com os pais, quis trazer algumas para partilhar com os amigos!


Descascamos as romãs, mexemos e percebemos a sua textura e no final ainda experimentamos o seu sabor!





Esta foi uma partilha muito interessante e saborosa. Muito obrigado Maria Leonor!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bom ano para todos

Começou o novo ano letivo. Estamos numa nova sala. Estamos um bocadinho mais crescidos. Muita coisa mudou... mas há coisas que se mantém iguais, como sempre foram: os mimos nesta fase de adaptação quadriplicam, as amizades depois das férias reforçam-se, as explorações de um novo espaço são intensas e divertidas. Não há nada como começar um novo ano. E nós estamos cheios de energia para o fazer. Estes primeiros dias têm sido assim:


A Júlia trouxe um livro sobre micróbios, estivemos a fazer experiências com uma lupa e um grande microscópio para ver se percebíamos este conceito de bicho tão pequenino que não se vê. Voltaremos a abordar o assunto mais para a frente, mas para já gostámos de experimentar estes materiais fantásticos!


Estivemos a contar uns aos outros o que fizemos nas férias e foi tão giro perceber as semelhanças e diferenças do que andámos a fazer. Quase todos foram à praia ou à piscina, mas houve quem tivesse andado de avião, quem tivesse visto golfinhos e ainda quem tivesse aprendido os nomes dos planetas todos! As partilhas destes dias têm sido tão vividas. Já se sentem tantos projetos a nascer!


Estamos encantados com a nova sala, com a área do faz-de-conta onde vestimos personagens e imaginamos histórias, com o laboratório de ciências onde temos feito tantas descobertas, com os jogos de matemática ou ainda com a biblioteca onde encontrámos uma série de novas histórias que ainda não conhecíamos. Têm sido dias maravilhosos. A Marta Botelho está de volta (apenas com mais uns diazinhos de férias) e a Marta Reis ainda não nos deixou, sempre com um sorriso cativante. E agora contamos ainda com a querida Patrícia com quem temos brincado e feito (já) imensos trabalhos tão giros. Bom ano a todos... que este seja mais um ano inesquecível!