segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Que figuras geométricas conhecemos?

Esta semana, num dia de manhã, decidimos na reunião, procurar na nossa sala objetos que nos fizessem lembrar figuras geométricas. Foi uma busca divertida e que deu imensos resultados. Ora que descobrimos que o relógio da sala tem a forma de um círculo, e que a tabelete de chocolate da área do faz-de-conta tem a forma de um retângulo, que o tampo dos pequenos bancos da casinha são redondos e que a tenda da caixa dos índios tem uma forma triangular. Registamos as nossas descobertas...


... e à tarde em grande grupo e com jogos mais estruturados (por exemplo, os blocos lógicos e o tangran) descobrimos estas e outras formas geométricas. A brincar construímos conhecimento que depois transmitimos à restante comunidade num cartaz que elaborámos. 


No final houve tempo e espaço para mais descobertas... então não é que a Madalena B. juntou dois quadrados e formou um retângulo e a Matilde juntou dos triângulos e descobriu um losango. A nossa tarde de Matemática ganhou mais sentido por termos vivido desta forma todas estas descobertas!

1 comentário: