segunda-feira, 11 de setembro de 2017

De volta à Creche

Pé ante pé regressei à Creche. Foi nesta segunda-feira que entrei, pela primeira vez, com o meu novo grupo, na nossa nova sala. Já nos conhecíamos um pouco. Fui visitando-os durante estes meses de Verão... mas eles ainda não me tinham como deles. Foi esta semana. Esta semana que se começaram a criar relações. A primeira vez que me pediram ajuda para a última colher de sopa, a primeira vez que escolhemos uma história juntos, a primeira vez que se encostaram no meu colo, que lhes cantei uma canção, que me chamaram "Mata" ou "Pata"... e que doce é ouvir este chamar, que bom que é sentir esta pertença, que bom que é voltar à creche. 

Esta foi uma semana para nos adaptarmos uns aos outros, mas também para me rejeitarem, quando preferiam o colo da Fátima, ou a ajuda da Nádia... (na creche as referências são tão importantes, há que respeitar e dar-lhes tempo). Foi a semana que nos conhecemos melhor, que começou devagarinho e que terminou com tímidos abraços e muitos mimos. Foi a primeira semana de muitas. E foi também a semana em que eles começaram a explorar o espaço:


Aconteceram tantas brincadeiras no faz-de-conta!


As primeiras construções em cooperação!


Houve tempo para muitas "leituras" na zona da biblioteca.


...e inúmeras explorações nas diferentes áreas. 

Este ano promete. 

1 comentário: