terça-feira, 7 de novembro de 2017

A família na nossa sala

Como já tive oportunidade de dizer noutros posts, na nossa escola valorizamos muito a presença da família na escola. E quando falamos da presença da família, não falamos de uma presença física constante. Falamos de uma presença que acontece numa partilha de uma notícia, numa troca de palavras antes de entrarmos para a sala, numa oferta de uns avós que estão mais longe, num objeto que se traz de uma viagem. A família está presente em cada momento que vivemos dentro da sala, porque nos sentimos um neste processo educativo. 

Na minha sala tenho a sorte de ter famílias muito participativas e cheias de ideias que nos enriquecem diariamente. Nestes últimos tempo têm sido muitas e diferentes as partilhas que nos têm chegado:


A família da Maria mandou um cestinho de panquecas para o nosso lanche!


O Santiago, depois de um fim-de-semana na quinta dos avós, trouxe medronhos para partilhar com os amigos. Pudemos ver as fotos deste fruto na árvores e pudemos ainda sentir o cheiro e sabor dos medronhos.


A mãe do Pedro foi até S. Tomé em trabalho e quando chegou trazia nos pedras especiais daquela terra. Lembramo-nos da caixinha de tesouros de Moçambique que já tinha sido partilhada pela família da Francisca e num momento delicioso fomos à descoberta de África. 


O Xavier foi apanhar marmelos com os avós, trouxe-nos a notícia com as fotos do que andou  fazer e trouxe ainda marmelos e marmelada que adorámos comer no pão ao lanche. 

As partilhas são uma constante e não passam só pelo que atrás descrevi, temos notícias de idas a museus, de passeios em família, de livros que nos fazem estender a hora do conto por muito mais tempo, de instrumentos musicais, cd's e até jogos. Com estas partilhas tornamo-nos comuns... conhecemo-nos melhor... e isso é tão bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário