sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Circuitos de comunicação

A forma como as coisas surgem dentro da sala é sempre tão diferente e tão interessante. Há uns tempos três meninas da Sala da Susana vieram à nossa sala mostrar um raminho de oliveira. Num pequeno frasco também traziam azeite e na mão algumas azeitonas. Tinha sido uma delas a trazer aquela partilha de casa. Curiosos que ficámos quisemos cheirar aquele líquido e ainda mexer nas folhas e bolinhas pretas que as acompanhavam. Foi uma partilha muito interessante e que suscitou alguma curiosidade. 


Lembrei-me então de uma conversa que tinha tido em tempos com os pais do Xavier, que me tinham contado que ele iria estar de férias para acompanhar a apanha da azeitona em casa dos avós. Conversei novamente com ambos e em pouco tempo tínhamos deliciosas fotografias do Xavier e da família neste momento. Foi a partir das fotos do Xavier que fomos descobrir de onde vem e como se faz o azeite. Também aprendemos onde usamos o azeite. 


Depois de todas as nossas descobertas  fizemos um cartaz que partilhámos com a comunidade escolar. 


E uns dias mais tarde, as crianças da sala da Susana voltaram à nossa sala para partilharem connosco as descobertas que fizeram sobre o azeite. 


É destes circuitos de comunicação entre a comunidade e com as famílias que nos apoiamos para a construção do conhecimento. E é também nestes circuitos de comunicação que validamos o que aprendemos ao transmitir aos outros o que descobrimos. 

Estabelecem-se circuitos múltiplos de comunicação que estimulam o desenvolvimento de formas variadas de representação e de construção interactiva de conhecimento. Esta matriz comunicativa é radicada por circuitos de comunicação das aprendizagens e de fruição dos produtos culturais, para que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e de criatividade artística e intelectual. As trocas sistemáticas concretizam a dimensão social das aprendizagens e o sentido solidário da construção cultural dos saberes e das competências instrumentais que os expressam. (Movimento da Escola Moderna).

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