sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Das partilhas de casa à multiplicidade de atividades na escola

À nossa sala chegam as mais variadas partilhas famílias. É sempre um prazer receber este amor em forma de género. Seja num bolo que se preparou com todo o carinho, seja num pedaço de plástico que é palco para tantas brincadeiras, seja num livro que se escolhe de manhã da prateleira do quarto para se ler na habitual manhã de acolhimento. E depois é ver o orgulho com que mostram aos outros o que trouxeram. Às vezes com uma maior vontade de partilha do que outras. 


O Pedro trouxe um bolo grande de iogurte que fez com a mãe e partilhou na hora do lanche com os amigos... estava tão feliz a distribuir fatias de bolo pelos amigos. 


A Francisca trazia uma grande pedaço de plástico às bolinhas para a sala. Os pais disseram que era para partilhar com os amigos, mas ela não queria muito dividir aquele prazer de rebentar bolinhas com os pares. A primeira reação foi um amuo mas ao mesmo tempo não conseguiu dizer aos amigos que não queria partilhar com eles. Ficou ali sentada a segurar com muita força o seu pedaço de plástico. Então eu sugeri uma brincadeira. A partir dali, as gargalhadas soltaram-se e aquele momento inicial de angústia, tornou-se num momento de puro divertimento. Todos agradeceram à Francisca com abraços e beijinhos! 


As histórias entram-nos na sala (quase) diariamente. A Maria partilhou em tempos connosco uma história que adorámos. Quem conhece o livro Mamã?

Sem comentários:

Enviar um comentário