segunda-feira, 2 de abril de 2018

Como as fotografias se tornaram um projeto?

Tudo começou com uma brincadeira de faz-de-conta. Eu e a Sara comentávamos uma com  a outra como algumas crianças usavam diferentes objetos para fingir que tiravam fotografias. Às vezes com a máquina de brincar da área do faz-de-conta, às vezes com peças de lego ou outros brinquedos da sala. A Sara ficou a pensar naquela conversa e logo propôs: "Então e se fizéssemos um projeto sobre fotografia?" Daí a tudo o que se seguiu foi um salto. O ponto de partida estava lançado:


Uns dias depois a Sara trouxe para a sala várias imagens de máquina fotográficas diferentes que pudemos explorar das mais variadas formas. 


Logo depois mostrámos-lhes várias máquinas fotográficas diferentes que tínhamos trazido. Instantâneas, antigas, recentes, digitais, analógicas, etc. A exploração foi grande: 


Usámos as mais diversas formas de fotografar e depois observámos as fotografias que tirámos:


Também brincámos com rolos de máquina fotográfica:


Depois de todas as experiências, fomos experimentar tirar fotografias com uma máquina fotográfica digital: um a um lá foram disparando a máquina e focando o que mais queriam.


Foram momentos deliciosos e partilhados pelo grupo. 

Passámos então à fase seguinte deste projeto. Eu imprimi as fotos que as crianças tiraram e em pequenos grupos fizemos a leitura das imagens fotografadas. 


O resultado ficou exposto à porta da nossa sala. Tão interessante este culminar com a construção dialógica do que fizemos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário